Outras chancelas


Desde 1963 ao Serviço da Ciência

A LIDEL é a “Casa Mãe” e distribuidora do Grupo. Nascemos em 1963 com o objectivo de promovermos e distribuirmos em Portugal editoras estrangeiras de livros técnicos e científicos. Somos um projecto 100% português (capital social 1.200.000€), que vai já na sua terceira geração.
Durante todos estes anos de existência acumulámos um "know-how" precioso e essencial para o sucesso de qualquer livro técnico: conhecemos o mercado e sabemos como promover e distribuir.
Porque não passamos a produzir os nossos livros? Foi a pergunta que fizemos em 1989.
Assim, acompanhando a mudança dos tempos, decidimos aproveitar a nossa "máquina" e lançámo-nos no mercado da edição, primeiro timidamente com duas traduções de enfermagem, os "Manuais de Enfermagem Pediátrica e Obstétrica", e posteriormente com o livro "Projectos Industriais" e o método de ensino de Português para estrangeiros "Português Sem Fronteiras".
Hoje, publicamos livros de especialistas portugueses nas áreas da Medicina e Ensino de Português Língua Estrangeira e Língua Segunda, áreas de que somos líderes de mercado; Gestão e Fiscalidade; Química e Biologia; Engenharias; Geomática; Hotelaria e Turismo, entre outras.
Em 1991 fundámos duas novas editoras: a FCA - Editora de Informática, líder na publicação de livros sobre Tecnologias de Informação; e a ETEP - Edições Técnicas e Profissionais, responsável pelas publicações para o nível Técnico-Profissional nas áreas de Automação, Robótica, Electrónica e Secretariado.
Outubro de 2010 marca o lançamento de uma nova marca editorial, a PACTOR, dedicada à publicação de livros nas áreas das Ciências Sociais e da Política Contemporânea, abrangendo todos os quadrantes políticos e sectores da sociedade portuguesa. Aliar uma componente prática de leitura simples a um grande rigor científico é a nossa bandeira!
Temos dado prioridade total aos autores portugueses e o nosso volume de negócios de edições próprias é actualmente muito superior ao das distribuições de livros estrangeiros.
No entanto, continuamos a ser distribuidores exclusivos em Portugal de conceituadas editoras estrangeiras, tais como: Encyclopédie Médico-Chirurgicale, Thieme Verlag, Masson, Flammarion, W. H. Freeman, Jones & Bartlet, Sybex e Wrox.
A nossa área editorial e de representação é apoiada por uma forte componente de promoção e distribuição de modo a continuarmos a aplicar o nosso lema de sempre: "O livro à procura do leitor".


O que é a PACTOR?

O Grupo LIDEL orgulha-se de anunciar a sua mais recente marca – a PACTOR.

Reconhecido pelas suas competências editoriais e qualidade, o Grupo Lidel pretende com a PACTOR lançar livros nas áreas das ciências sociais e da política contemporânea, abrangendo todos os quadrantes políticos e sectores da sociedade portuguesa e oferecendo soluções editoriais para benefício de autores, professores, estudantes e leitores, sempre com um olhar atento para as novas tecnologias de edição.
Assim, convidamos todos os actuais e futuros autores e o público em geral a fazer um pacto para o conhecimento com a nossa nova marca, cujos livros apresentam conteúdos que aliam uma componente prática de leitura simples a um grande rigor científico, proporcionando aos leitores o acesso rápido e com qualidade ao conhecimento que procuram.
Vivemos hoje numa “sociedade tecnológica”, que evolui tão rapidamente que, quando tentamos “parar” um momento para observar essa mudança, quase perdemos o fôlego. Mas se alguns defendem que por esta razão a edição de livros se tornou obsoleta, como que lenta numa sociedade ultraveloz, o Grupo LIDEL e a PACTOR assumem o desafio de comprovar o contrário.
No centro da cultura editorial do nosso Grupo está a crença inabalável de, tal como em tempos idos a Biblioteca de Alexandria era vista como a guardiã da civilização Antiga, hoje são as inúmeras editoras pelo mundo fora, e também (à sua escala) o Grupo LIDEL, os responsáveis por continuar a “fotografar” literariamente a nossa realidade e proporcionar às gerações futuras uma memória, uma visão humana de quem somos, o que vivemos e o que sonhamos para o futuro.

Visite o site da PACTOR.



A ETEP – Edições Técnicas e Profissionais (capital social 20.000€) é a editora do Grupo LIDEL dedicada à publicação de livros técnicos de autores portugueses nas áreas de Automação, Robótica e Electrónica, contribuindo para o preenchimento de importantes lacunas do mercado. Os livros que publica assumem um cariz eminentemente prático, destinando-se tanto a profissionais como a estudantes de vários níveis de ensino. 
As publicações da ETEP podem ser encontradas nas principais livrarias do país e no site da sua casa-mãe, em www.lidel.pt. Para facilitar a aprendizagem e treino dos seus leitores, os livros da ETEP incluem suplementos disponíveis através do site da LIDEL.
O Grupo LIDEL, 100% português, tem como actividade principal a edição e distribuição de livros técnicos de autores nacionais. Com mais de 50 anos de experiência no mercado do livro, o Grupo LIDEL é actualmente uma das maiores referências na edição técnica nacional em termos de diversidade de oferta, qualidade dos produtos, conteúdos temáticos e inovação, apresentando em catálogo cerca de 700 obras em português. Sob a chancela LIDEL são publicados livros de Ensino do Português (Língua Estrangeira e Língua Segunda), Medicina, Gestão, Formação de Professores e Formadores e Engenharia, entre outros. A FCA – Editora de Informática dedica-se a todas as áreas das tecnologias de informação e a PACTOR – a mais jovem marca editorial do Grupo LIDEL – assume um pacto com as ciências sociais e política contemporânea.

Encontre os livros da ETEP no site da LIDEL.



Para conhecer o nosso Facebook clique aqui.